Neste post, apresentamos o histórico do movimento das incubadoras de negócios.
O movimento de incubadoras deu-se início na década de 50 com as iniciativas da Universidade de Standford nos Estados Unidos. A universidade pretendia transferir conhecimento tecnológico para as empresas que pudessem desenvolver produtos, serviços e processos inovadores. Essa iniciativa criou vocação tecnológica que preza pelo estímulo da aproximação universidade empresa no Vale do Silício (TISOTT et al., 2014).
Já na década de 70, universidades, governo e instituições financeiras se organizaram para melhorar o desempenho econômico de regiões subdesenvolvidas dos Estados Unidos e de algumas regiões da Europa. As universidades realizavam workshops com as agências de desenvolvimento com foco nas zonas industriais. Tudo isso reflexo da atuação de Universidade de Standford com empresas industriais na década de 50.
Nos anos 80 as incubadoras de negócios tinham múltiplas vocações. Inicia-se um movimento envolvendo centros de negócios, e parques tecnológicos. Desta forma, converge-se para o conceito de incubadoras de negócios, como é conhecido atualmente.
No Brasil…
No Brasil o histórico do movimento de incubadoras de negócios começa na década de 80 liderado pela Associação Nacional De Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC. Esta entidade é responsável pela articulação, capacitação e coordenação de empreendimentos inovadores no Brasil. A ANPTOTEC atua de forma estruturada atuando conjuntamente com as universidades, governos e empresas (MORAIS, 1997, apud TISOTT et al., 2014).
A ANPROTEC conta com cerca de 300 associados, incubadoras de negócios, parques tecnológicos, institutos de pesquisa, órgãos públicos e organizações ligadas ao empreendedorismo. Em 2012, o Brasil possuía 400 incubadoras de negócios. (ANPROTEC, 2012).
Segundo Estudo de Incubadoras realizado pela ANPROTEC e MCTI (2012). O Brasil conta com 384 incubadoras, sendo mais de 2.640 projetos incubados., 2.509 empresas graduadas, ou seja, e empresas finalizaram o período de incubação e estão aptas para competir no mercado. Além de 16.394 empregos gerados nas empresas incubadas, R$ 533 milhões de reais em faturamento pelas empresas incubadas (ANPROTEC, 2012).
Você pode conhecer o que são incubadoras de negócios e quais são os serviços oferecidos pelas incubadoras de negócios.
(C) 2022 – Cristina Mieko
Pingback: Benefícios gerados pelas incubadoras de negócios - StartUp Today